100
Manifestantes ocuparam as ruas contra a proibição e à favor de uma nova política de drogas.
+30
Parlamentares conservadores e proibicionistas, entre eles vereadores e deputados, atacaram a organização.
100
Kits de Redução de Danos foram distribuídos para os manifestantes.
A Arco está interessada em promover a construção de uma uma nova política de drogas, que valorize a vida e a liberdade da juventude negra e periférica.
A Marcha da Maconha é um evento anual que acontece em várias cidades do Brasil e do mundo, com o objetivo de promover a legalização e regulamentação da maconha e combater a discriminação e criminalização de usuários de drogas. O evento pretende discutir questões sociais profundas que vão muito além do uso recreativo
Carlos Santos, que é Psicólogo e Diretor da Ong Arco, explicou:
“A Arco está promovendo a primeira Marcha da Maconha de Jaboatão com o objetivo de incidir politicamente no município, ampliar o debate sobre a questão das drogas e possibilitar o diálogo com os agentes políticos necessários. A questão da maconha e das drogas em geral deve urgentemente ser tratada como um fenômeno de saúde pública e não de justiça penal como é atualmente. A proibição mata mais do que o próprio uso e gera problemas sociais graves e muitas vezes irreparáveis como por exemplo o extermínio e encarceramento da juventude negra e periférica, a dificuldade de acesso à medicamentos à base de maconha, a criminalização de pessoas que usam drogas, além de alimentar profundamente a violência pública e o tráfico de drogas. Sim, a proibição causa muitos males.”
A atividade aconteceu no dia 28 de maio de 2023, no Centro de Jaboatão, na Praça Nossa Senhora do Rosário. A concentração se iniciou às 14h e a Marcha saiu às 16h20. Com o tema “NÃO É SÓ PRA FUMAR UM” os ativistas que construíram a atividade desejavam comunicar os motivos pelos quais marchavam, fazendo apontamentos políticos que vão muito além de usar a substância de maneira recreativa. Antes do evento em si, aconteceram reuniões abertas para a construção e organização do ato que é coletivo e independente.
Para saber mais informações, basta acessar o Instagram da Marcha da Maconha de Jaboatão @mdamaconhajaboatao.