O que é redução de danos?
A redução de danos é uma abordagem de saúde pública que surgiu na década de 1980, como uma resposta à epidemia global de HIV/AIDS. O objetivo é minimizar os riscos e os danos à saúde associados ao uso de dr0g4s lícitas e ilícitas e comportamentos de risco. No Brasil, a abordagem de redução de danos foi adotada na década de 1990 como uma forma de prevenir a transmissão do HIV entre pessoas que faziam o uso de de dr0g4s injetáveis.
Atualmente, a redução de danos contribui para a segurança de pessoas que fazem uso de dr0g4s, ao oferecer acesso a serviços de saúde, prevenção de doenças e apoio para a saúde mental e física, além de promover a inclusão social e o combate a estigmas e discriminações.
Apologia? Só se for ao respeito integral!
A redução de danos não é considerada apologia porque seu objetivo não é incentivar ou promover o uso de dr0g4s, mas sim mitigar os danos que o uso de dr0g4s pode causar à saúde e à segurança das pessoas que as usam. Em vez de criminalizar o usuário, a abordagem da redução de danos busca fornecer a ele informações e recursos que possam ajudar a minimizar os riscos associados ao uso de substâncias. Isso inclui a distribuição de material de proteção, como preservativos, sedas e canudos, para prevenir a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e de outras infecções, além de aconselhamento e tratamento para ajudar as pessoas a lidar com possíveis situações e relações problemáticas com dr0g4s.
Se liga:
A Redução de Danos é uma estratégia que reconhece que a abstinência completa pode não ser realista ou desejável para todos os usuários de substâncias, especialmente aqueles que não estão prontos ou não querem parar de usar. Por isso, ao invés de focar somente na abstinência, ela foca em prevenir os danos imediatos e a longo prazo associados ao uso de drogas.
Alguns princípios fundamentais da redução de danos incluem:
Pragmatismo: Reconhece que o uso de drogas é uma parte da sociedade e, portanto, foca em minimizar seus efeitos nocivos ao invés de tentar eliminá-lo completamente.
Autonomia do usuário: Valoriza as decisões dos indivíduos e os encoraja a fazer escolhas informadas sobre o seu próprio comportamento.
Priorização das metas: Muitas vezes, a abordagem começa com intervenções simples e alcançáveis, como a troca de seringas, e evolui para objetivos mais complexos, como a reabilitação ou o tratamento.
Centrada no indivíduo: Cada pessoa é única, e as intervenções devem ser adaptadas às necessidades específicas de cada um.
Acesse abaixo a nossa biblioteca virtual de Redução da Danos e Riscos, é só clicar:
Efeitos Primários
Alterações na percepção do tempo, mudanças no humor, sensação de relaxamento, aumento da fome e alterações na percepção sensorial.
Efeitos Secundários
Problemas de memória de curto prazo, dificuldade para se concentrar, fala enrolada, aumento da pressão arterial, náusea, ansiedade e pânico e paranoia.
REDUZ NA ARCO
1. Conheça a sua tolerância: entenda como a M4C0NH4 afeta o seu corpo e sistema nervoso antes de usar.
2. Escolha métodos de consumo seguros: evite fumar M4C0NHA, pois isso pode prejudicar os pulmões. Em vez disso, opte por edibles (alimentos infundidos com THC), vaporização ou óleos.
3. Conheça a qualidade da sua erva: procure fontes confiáveis e saiba o que você está consumindo, verificando se há adição de substâncias perigosas.
4. Use com moderação: não use muito de uma só vez e evite usar frequentemente. O uso excessivo pode levar a efeitos colaterais negativos, como ansiedade e paranoia.
5. Não dirija ou realize atividades perigosas: a M4C0NH4 pode afetar a sua capacidade de reação e julgamento, então evite dirigir ou realizar atividades perigosas.
6. Conheça os efeitos da M4C0NHA: saiba que ela pode afetar o humor, a memória e o comportamento de forma diferente para cada pessoa.
7. Se alimente e beba água: É importante se manter alimentado e beber bastante água, o uso de M4C0NH4 pode provocar desidratação.
8. Busque ajuda se precisar: se você estiver sentindo ansiedade ou outros efeitos colaterais negativos, não hesite em procurar ajuda médica ou de ume amigue.
A Redução de Danos - R.D - é uma estratégia de saúde pública que visa reduzir os danos à saúde em consequência de práticas e comportamentos de risco. Repasse essa informação.
Efeitos Primários
Alterações no estado de consciência, percepção e comportamento, como aumento da sensação de euforia, intensificação das cores e da música, e distorção do tempo e do espaço.
Efeitos Secundários
Náusea, sudorese, aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, ansiedade e medo, alucinações e delírios, e sensação de dissociação do corpo e da realidade.
REDUZ NA ARCO
1. Entenda os efeitos e busque lembrar o que usou: Entender bem os efeitos do cogumelo pode te ajudar a ter uma experiência melhor. Durante a "viagem" tente sempre lembrar que fez uso da substância, isso vai te ajudar a entender os sintomas e não embarcar em uma "viagem ruim".
2. Evite misturar com outras dr0g4z: Se for usar cogumelos, evite utilizar outras substâncias. Isso diminui os riscos e aumenta as chances de uma "viagem boa".
3. Evite utilizar sozinhe e em lugares fechados: Tenha uma companhia confiável que possa cuidar de você caso algo dê errado e se for utilizar, prefira lugares abertos e com muita natureza.
4. Atenção à saúde mental: Se você possui algum transtorno mental e precisa fazer tratamento com medicamentos, nossa indicação é que não use cogumelos. Psicodélicos utilizados de forma recreativa têm alto potencial para agravar esses quadros clínicos.
5. Se alimente e beba água: É importante se manter alimentado e beber bastante água quando for fazer uso de qualquer substância psicoativa em contexto recreativo.
6. Não dirija ou realize atividades perigosas: a PSILOCIBINA pode afetar a sua capacidade de reação e julgamento, então não dirija nem realize atividades perigosas.
A Redução de Danos - R.D - é uma estratégia de saúde pública que visa reduzir os danos à saúde em consequência de práticas e comportamentos de risco. Repasse essa informação.
Efeitos Primários
Alguns dos efeitos primários incluem aumento da energia, euforia, melhoria do estado de ânimo, aumento da atenção e concentração, redução do apetite e aumento da libido.
Efeitos Secundários
No entanto, a c0c4ín@ também tem efeitos secundários negativos, incluindo paranoia, ansiedade, irritabilidade, insônia, aumento da frequência cardíaca e pressão arterial, risco de infarto e derrames, danos no nariz e no sistema nervoso.
REDUZ NA ARCO
1. Conheça a sua tolerância: Entenda como a C0C4ÍN@ afeta o seu corpo e sua mente antes de usar. Dê um tempo entre uma dose e outra e respeite os seus limites.
2. Evite usar sozinhe: Sempre é melhor usar com pessoas de confiança e que possam chamar ajuda em caso de emergência.
3. Evite cheirar com notas de dinheiro: cheirar em notas pode facilitar a contaminação por ISTs como Hepatite e outras doenças. Prefira canudos de papel.
4. Não compartilhe o seu canudo: prefira utilizar equipamentos de uso individuais, isso previne a transmissão de ISTs e outras doenças.
5. Limpe o nariz: entre uma dose e outra, experimente lavar as vias nasais (dentro do nariz) com água ou soro. Isso ajuda a prevenir possíveis lesões por pó acumulado.
6. Evite misturar: a combinação de C0C4ÍN@ com outras substâncias como álcool e m4c0nh@ aumenta substancialmente a chance de complicações.
7. Se alimente e beba água: É importante se manter alimentado e beber bastante água, o uso de C0C4ÍN@ pode provocar desidratação.
8. Busque ajuda se precisar: se você estiver sentindo ansiedade ou outros efeitos colaterais negativos, não hesite em procurar ajuda médica ou de ume amigue.
A Redução de Danos - R.D - é uma estratégia de saúde pública que visa reduzir os danos à saúde em consequência de práticas e comportamentos de risco. Repasse essa informação.
Efeitos Primários
Alterações no pensamento e na percepção, como distorções visuais e auditivas, aumento da sensação de sensibilidade, euforia e sensações intensas de unidade com o ambiente e as pessoas. Além disso, o uso do LSD pode causar mudanças de humor súbitas, ansiedade, paranoia e alucinações.
Efeitos Secundários
Aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, sudorese, náusea, dificuldade para se concentrar e mudanças na percepção do tempo. Além disso, o uso frequente ou em doses elevadas pode levar a distúrbios psicológicos, como ansiedade, depressão e psicose
CUIDADO, MICRODOSE BATE!
Muitas pessoas que fazem uso de LSD optam por utilizar microdoses, uma porção fracionada e muito pequena. Ao utilizar microdose, os efeitos são mais leves e podem demorar um pouco mais para serem sentidos. EVITE REPETIR DOSES DE LSD EM CURTOS INTERVALOS DE TEMPO. O uso de microdoses de LSD em intervalos curtos de tempo pode aumentar os riscos de efeitos colaterais ou problemas de saúde, incluindo ansiedade, paranoia, confusão mental, dificuldade de concentração e mudanças de humor.
REDUZ NA ARCO
1. Conheça a sua tolerância: Entenda como o LSD afeta o seu corpo e sua mente antes de usar. Evite doses muito altas se não estiver acostumade a fazer o uso.
2. Evite misturar com outras dr0g4z: misturar com álcool por exemplo pode fazer com que a sua experiência seja ruim e de difícil controle.
3. Não dirija ou opere máquinas pesadas: LSD pode afetar sua habilidade de dirigir ou operar máquinas pesadas e isso pode colocar sua vida e a de outres em risco.
4. Atenção à saúde mental: Se você tem questões de saúde mental, pode ser mais provável que experimente efeitos psicológicos negativos com LSD. Consulte um profissional de saúde antes de usar.
5. Ambiente seguro: Escolha um ambiente seguro e confortável para a sua experiência com LSD, onde você se sinta à vontade.
6. Companhia confiável: Tenha uma companhia confiável que possa cuidar de você caso algo dê errado.
7. Se alimente e beba água: É importante se manter alimentado e beber bastante água quando for fazer uso de qualquer substância psicoativa em contexto recreativo.
8. Busque ajuda se precisar: se você estiver sentindo ansiedade ou outros efeitos colaterais negativos, não hesite em procurar ajuda médica ou de ume amigue.
A Redução de Danos - R.D - é uma estratégia de saúde pública que visa reduzir os danos à saúde em consequência de práticas e comportamentos de risco. Repasse essa informação.
Efeitos Primários
Aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, aumento da atividade mental e aumento da liberação de adrenalina. Esses efeitos podem ser agradáveis e proporcionar uma sensação de bem-estar a curto prazo.
Efeitos Secundários
Dependência, risco aumentado de doenças cardíacas e derrames, câncer de pulmão e outros tipos de câncer. Além disso, a nicotina pode afetar negativamente o desenvolvimento fetal durante a gravidez.
REDUZ NA ARCO
1. Faça pausas regulares: Fazer uma pausa a cada hora ou duas horas pode ajudar a minimizar a exposição aos efeitos nocivos da nicotina e dos outros componentes.
2. Evite fumar em ambientes fechados: Fumar ao ar livre pode reduzir a exposição aos compostos tóxicos presentes na fumaça do cigarro.
3. Reduza o número de cigarros por dia: Diminuir o número de cigarros fumados por dia pode reduzir a quantidade de nicotina e outros compostos tóxicos que o corpo é exposto.
4. Considere a terapia de substituição de nicotina: A terapia de substituição de nicotina, como adesivos ou chicletes, pode ajudar a reduzir a dependência da nicotina e os efeitos negativos do cigarro.
A Redução de Danos - R.D - é uma estratégia de saúde pública que visa reduzir os danos à saúde em consequência de práticas e comportamentos de risco. Repasse essa informação.
Efeitos Primários
Anestesia, alucinações, efeitos dissociativos, tais como sensações de distanciamento do corpo e da realidade, e euforia. Pode causar náusea, tontura, confusão, amnésia e mudanças na pressão arterial e frequência cardíaca.
Efeitos Secundários
Dor de cabeça, sudorese, fadiga, irritabilidade, depressão, ansiedade, insônia, problemas de memória e concentração. O uso frequente e excessivo pode levar a problemas de saúde .
REDUZ NA ARCO
1. Mantenha-se hidratade: Beba muita água antes, durante e após o uso da KETAMINA, pois ela pode causar desidratação.
2. Use moderadamente: A KETAMINA é uma droga potente, portanto, evite usar grandes doses, prefira fracionar. Evite usar com frequência.
3. Conheça sua dose: Conhecer a sua dose é fundamental para evitar overdose. Converse com um profissional antes de experimentar a ketamina.
4. Reduza a dose: Use a menor dose possível, pois a maior parte dos riscos e efeitos adversos da ketamina estão relacionados ao uso excessivo.
.
5. Não dirija ou realize atividades perigosas: a KETAMINA pode afetar a sua capacidade de reação e julgamento, então evite dirigir ou realizar atividades perigosas.
6. Evite usar sozinhe: Sempre é melhor usar com pessoas de confiança e que possam chamar ajuda em caso de emergência.
A Redução de Danos - R.D - é uma estratégia de saúde pública que visa reduzir os danos à saúde em consequência de práticas e comportamentos de risco. Repasse essa informação.
Efeitos Primários
Diminuição do sono, da fome e da sensação de cansaço. Euforia e sensação de bem-estar. Aumento do desejo de proximidade social e sociabilidade. Aumento da empatia e da energia.
Efeitos Secundários
Enjoo e vômito. Aumento dos batimentos cardíacos e da frequência respiratória. Pode causar ansiedade, insônia e aumento da temperatura corporal.
REDUZ NA ARCO
1. Mantenha-se hidratade: Beba muita água antes, durante e após o uso da MDMA, pois ela pode causar desidratação. É indicado 500ml de água a cada hora.
2. Use moderadamente: A MDMA é uma droga potente, portanto, evite usar grandes doses, prefira fracionar. Evite usar com frequência, o intervalo indicado entre um uso e outro é de pelo menos 06 semanas.
3. Se divirta mas não esqueça de descansar: Se for usar para dançar e curtir, faça pausas para se hidratar, descansar e esfriar o corpo. Você não é uma máquina.
4. Conheça o fornecedor: Tenha cuidado com as fontes desconhecidas ou suspeitas de MDMA, pois pode ser contaminada ou misturada com outras drogas. A contaminação pode aumentar (e muito) os riscos e danos.
5. Cuidado com doenças prévias: Se você tem histórico de doenças cardíacas e pressão alta, AVC, diabetes ou alguma desordem renal / hepática, pode correr mais riscos.
6. Evite usar sozinhe: Sempre é melhor usar com pessoas de confiança e que possam chamar ajuda em caso de emergência.
A Redução de Danos - R.D - é uma estratégia de saúde pública que visa reduzir os danos à saúde em consequência de práticas e comportamentos de risco. Repasse essa informação.
Efeitos Primários
Alívio da ansiedade e tensão, relaxamento, sensação de bem-estar, alteração na percepção do tempo e espaço e aumento da sociabilidade.
Efeitos Secundários
Aumento da energia e do estado de animação e prazer. Perda do equilíbrio e da fome. Alterações no humor. Grandes quantidades podem causar danos ao fígado.
REDUZ NA ARCO
1. Beba água e se alimente: Se manter hidratado e comer antes, durante e depois de ingerir álcool ajuda no controle dos efeitos e evita ressaca e embriaguez.
2. Use devagar: Ingerir altas doses de álcool pode levar à comportamentos sociais desagradáveis, além de ser considerado um comportamento de risco para a dependência.
3. Não dirija ou realize atividades perigosas: O álcool pode afetar a sua capacidade de reação e julgamento, então, não dirija ou realize atividades perigosas.
4. Busque ajuda se precisar: se você estiver sentindo ansiedade ou outros efeitos colaterais negativos, não hesite em procurar ajuda médica ou de ume amigue.
A Redução de Danos - R.D - é uma estratégia de saúde pública que visa reduzir os danos à saúde em consequência de práticas e comportamentos de risco. Repasse essa informação.
Efeitos Primários
Sensação intensa e imediata de prazer e euforia, seguida por uma queda rápida e intensa. Tremores, aumento dos batimentos cardíacos, estado de alerta e/ou ansiedade.
Efeitos Secundários
Ansiedade, paranoia, insônia, falta de apetite, tontura, agitação, ataques cardíacos e derrames cerebrais. Além disso, o uso prolongado de cr4ck pode levar à estados de paranoia e surtos psicóticos.
REDUZ NA ARCO
1. Utilize cachimbos de vidro: Fumar Crack em latas de alumínio ou outros objetos de metal aumenta os riscos de danos na boca e nos lábios.
2. Evite fumar em ambientes fechados: Fumar ao ar livre pode reduzir a exposição aos compostos tóxicos presentes na fumaça do cr4ck.
3. Não compartilhe o seu cachimbo: Utilizar equipamentos individuais de uso, ajuda a prevenir o contágio por ISTs, como por exemplo Hepatites.
4. Evite misturar com outras drogas: misturar o cr4ck com outras drogas, como por exemplo álcool e m4c0nh@, pode tornar sua experiência ruim e de difícil controle. Além de apresentar aumento de riscos e danos à saúde física e mental.
5. Se alimente e beba água: É importante se manter alimentado e beber bastante água, o uso de CR4CK pode provocar desidratação.
6. Busque ajuda se precisar: se você estiver sentindo ansiedade ou outros efeitos colaterais negativos, não hesite em procurar ajuda médica ou de ume amigue.
A Redução de Danos - R.D - é uma estratégia de saúde pública que visa reduzir os danos à saúde em consequência de práticas e comportamentos de risco. Repasse essa informação.
Efeitos Primários
Melhora do estado de alerta e concentração. Aumento da frequência cardíaca e pressão arterial. Diminuição da sensação de cansaço e aumento da resistência ao esforço físico. Melhora do humor e da disposição.
Efeitos Secundários
Ansiedade, nervosismo, insônia e tremores. Dificuldade de concentração, dores de cabeça, enjoo, diarreia, irritabilidade e agitação. Em doses elevadas, a cafeína pode causar efeitos adversos graves para a saúde, incluindo hipertensão, arritmia cardíaca, convulsões.
REDUZ NA ARCO
1. Mantenha-se hidratade: Beba muita água antes, durante e após o uso da CAFEÍNA, pois ela pode causar desidratação.
2. Use moderadamente e dê intervalos: evite consumir grandes quantidades de cafeína de uma só vez.
3. Evite o uso antes de dormir: o uso de cafeína antes de dormir pode interferir na qualidade do sono, provocando insônia e irritabilidade.
4. Evite misturar cafeína com outras substâncias: evite misturar cafeína com outras substâncias, como álcool, que podem aumentar o risco de danos.
A Redução de Danos - R.D - é uma estratégia de saúde pública que visa reduzir os danos à saúde em consequência de práticas e comportamentos de risco. Repasse essa informação.
Efeitos Primários
Sensação de euforia e relaxamento, seguida de uma sensação de alívio da dor e sedação. Diminuição da ansiedade, da fadiga e das tensões.
Efeitos Secundários
Enjoo e vômito são comuns. Pode provocar queda da pressão arterial e da temperatura corporal, além de dificuldades para respirar. O uso prolongado pode levar a graves complicações de saúde, incluindo overdose e até a morte.
REDUZ NA ARCO
1. Espere os efeitos antes de repetir a dose: Entenda como o a H3R0ÍN@ afeta o seu corpo e sua mente antes de usar. Se não estiver acostumade a fazer uso, evite doses muito altas. Repetir o uso pode provocar overdose.
2. Evite misturar com outras dr0g4z: misturar com álcool por exemplo pode fazer com que a sua experiência seja ruim e de difícil controle, além de aumentar o risco de complicações.
3. Não compartilhe a seringa: Utilizar equipamentos individuais de uso, ajuda a prevenir o contágio por ISTs, como por exemplo Hepatites e HIV.
4. Companhia confiável: Tenha uma companhia confiável que possa cuidar de você caso algo dê errado.
5. Se alimente e beba água: É importante se manter alimentado e beber bastante água quando for fazer uso de qualquer substância psicoativa em contexto recreativo.
6. Busque ajuda se precisar: se você estiver sentindo ansiedade ou outros efeitos colaterais negativos, não hesite em procurar ajuda médica ou de ume amigue.
A Redução de Danos - R.D - é uma estratégia de saúde pública que visa reduzir os danos à saúde em consequência de práticas e comportamentos de risco. Repasse essa informação.
Efeitos Primários
Euforia, sensação de bem-estar e alívio da tensão acompanhados de diminuição da coordenação motora, tontura e fala distorcida, além de sudorese.
Efeitos Secundários
Dores de cabeça e enjoo são comuns. Depressão e ressaca também. O uso prolongado pode causar danos ao fígado, rins e cérebro.
REDUZ NA ARCO
1. Não é recomendado usar inalantes em garrafas plásticas: Porque essas garrafas podem liberar substâncias tóxicas ao serem aquecidas. Além disso, a inalação de vapores de plástico pode causar irritação e danos ao sistema respiratório e danos cerebrais.
2. Evite inalar em ambientes fechados e por longos períodos: Prefira ambientes bem ventilados e faça pausas entre uma dose e outra.
3. Evite Esforços Físicos e Não dirija: Inalantes podem afetar sua habilidade de dirigir ou operar máquinas pesadas e isso pode colocar sua vida e a de outres em risco.
4. Evite misturar com outras drogas: Misturar inalantes com outras drogas, como por exemplo álcool e m4c0nh@, pode tornar sua experiência ruim e de difícil controle. Além de apresentar aumento de riscos e danos à saúde física e mental.
5. Se alimente e beba água: É importante se manter alimentado e beber bastante água, o uso de inalantes pode provocar desidratação.
6. Busque ajuda se precisar: se você estiver sentindo ansiedade, asfixia ou outros efeitos colaterais negativos, não hesite em procurar ajuda médica ou de ume amigue.
A Redução de Danos - R.D - é uma estratégia de saúde pública que visa reduzir os danos à saúde em consequência de práticas e comportamentos de risco. Repasse essa informação.